Avril Lavigne e sua relevância no Rock feminino

Com mais de 40 milhões de discos vendidos e pouco mais de 20 milhões de ouvintes mensais em uma das principais plataformas de streaming de música, a cantora Avril Lavigne segue sendo o maior nome feminino do Rock no século XXI.

Nascida na cidade de Belleville, no Canadá, Avril já se destacava aos 5 anos cantando na igreja, e seu pai, Jean-Claude Lavigne, decidiu investir em todo esse talento comprando instrumentos, equipamentos e transformando o porão da casa em um estúdio.

Em 1999, quando tinha apenas 15 anos de idade, Lavigne venceu o concurso de uma rádio local para se apresentar com a cantora Shania Twain, no Corel Center, em Ottawa, diante de um público de vinte mil pessoas. Começava ali o início de uma carreira de muito sucesso.

O álbum de estreia da artista, intitulado Let Go, lançado em 2002, alcançou o segundo lugar da Billboard e chegou à posição de número um no Canadá, Austrália e Reino Unido. Os três primeiros singles do disco, “Complicated”, “Sk8er Boi” e “I’m with You” rapidamente se tornaram hits na carreira da canadense.

Além disso, a artista ganhou quatroJuno Awards, em 2003, de seis indicações, recebeu umWorld Music Awardpor cantora canadense mais vendida do mundo e foi indicada a oito prêmiosGrammy. Todo esse destaque acabou chamando a atenção da indústria da música e da moda, e em pouco tempo, Avril passou a ser chamada de “Rainha do Pop-Punk”.

Lavigne nunca escondeu suas principais influências na música, como Alanis Morrissette, Janis Joplin, Green DayDistillersHole, Nirvana, entre outros, e a sonoridade destes artistas misturados à sua rebeldia juvenil e à angústia e tristeza de suas composições fizeram com que ela se tornasse o maior símbolo do futuro do Rock pós-MTV e um ícone do Rock feminino com um som pós-Grunge.

Por Alberto Rinaldi

Promoção:

Media Partner:

Parceiros: